8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Sustentabilidade como uma missão: entrevista com Lineu Frayha, CEO da Indorama Ventures Fibras Brasil

22/10/2021

 

A Indorama Ventures, uma das grandes produtoras mundiais da indústria petroquímica, vem há mais de 10 anos construindo uma base sólida de estratégias sustentáveis em suas 123 plantas produtivas espalhadas em 33 países em 6 continentes. A empresa é uma das patrocinadoras do Congresso Internacional Abit 2021, que neste ano acontece nos dias 27 e 28 de outubro.

O time do site da conferência, conversou com Lineu Frayha, CEO da Indorama Ventures Fibras Brasil. Lineu falou sobre a visão da empresa, alinhada com as práticas de desenvolvimento sustentável da agenda global da moda.

Nos últimos 10 anos, a empresa adotou padrões e diretrizes internacionais para mitigar o risco de mudanças climáticas. Para isso, incorporou fatores ASG — Ambiental, Social e Governança — em suas operações. As iniciativas trouxeram frutos, como a diminuição de 7% do uso de água; 10% da emissão de gases e 4% do uso de energia.

Agora, a Indorama possui uma nova missão, que procura tornar a companhia ainda mais sustentável. Com isso, a empresa busca reduzir a preocupação dos consumidores com o impacto das garrafas PET no meio ambiente. A estratégia é agregar sistemas colaborativos para aumentar a taxa global de reciclagem de poliéster.

De acordo com Lineu, com o desafio global da mudança climática, a otimização do uso dos recursos naturais e a redução contínua da geração de resíduos e emissões dos processos industriais tornou-se uma questão de consciência social. “Além disso, mais do que uma obrigação, cada vez mais as ações voltadas à sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são uma fonte de geração de valor para uma empresa ambientalmente responsável como a Indorama. Neste sentido, a empresa prioriza cada vez mais as iniciativas alinhadas com os compromissos de sustentabilidade para 2025, em direção a meta de carbono neutro, aumentando o foco na sustentabilidade de longo prazo, através da reciclagem, redução das emissões de gás de efeito estufa, aumento do uso de energia renovável, além do desenvolvimento do capital humano”, explica Lineu.

E complementa: “Para isso, a empresa deve investir globalmente algo como US$ 1,5 bilhões nos objetivos de sustentabilidade. O objetivo é, até 2025, reciclar 750 mil toneladas/ano de garrafas PET (equivalentes a 50 bilhões de garrafas por ano), reduzir em 10% a emissão de gás de efeito estufa e do consumo de água, e em 5% o consumo de energia elétrica, além de utilizar 10% de energia renovável em seus processos industriais”.

Esses objetivos estão absolutamente alinhados com a visão da Indorama de ser uma empresa química sustentável de classe mundial, fabricando grandes produtos para a sociedade. No Brasil, a empresa possui três plantas, duas no estado de Pernambuco, voltadas para a produção de fibras e resinas PET para os setores têxtil e de embalagens, e uma em Minas Gerais dedicada à reciclagem de garrafas PET.

O CEO acredita que o painel do Congresso Internacional Abit que irá debater a agenda sustentável, da qual a empresa comprometeu-se em 2015 em atingir as metas, será muito positivo para o setor têxtil brasileiro. Ele refere-se ao painel três, “Práticas de desenvolvimento sustentável na agenda global de moda”, que acontecerá no dia 27 de outubro.

“Infelizmente, o mercado brasileiro ainda não valoriza produtos provenientes de matérias primas recicladas, diferentemente de alguns países no mundo, com mais consciência ambiental, onde os consumidores pagam um prêmio por produtos reciclados”, explica Lineu.

Ele conta com entusiasmo que a cada dia que passa as fibras recicladas e não recicladas estão mais semelhantes. “Hoje, no Brasil, não há exigências quanto ao uso de matérias primas recicladas nem para embalagens, nem para a área têxtil, mas baseado na experiência de vários países que já consideram isso na sua legislação, e no aumento da consciência das pessoas sobre a importância da preservação ambiental, é questão de tempo para isso ser exigido, se tornando inclusive um fator decisório pelos consumidores na hora da compra”, finaliza.

Sobre o Congresso Internacional Abit

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Normalmente, reúne mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Porém, no ano passado, realizou uma bem sucedida versão online. Em 2021, acontece nos dias 27 e 28 de outubro de maneira digital. 

 


TAGS: Congressoabit moda WGSN textil congresso de moda congresso textil indorama