8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

SENAI CETIQT inaugura dois novos espaços e se destaca como instituição que investe em pesquisa, tecnologia e educação

31/10/2022

Em 73 anos de existência, o SENAI CETIQT coleciona motivos para celebrar uma trajetória de sucesso. Nos últimos 10 anos, a instituição buscou se reinventar ainda mais. De lá para cá, aprimorou sua atuação como um importante polo de produção e de difusão de conhecimentos indispensáveis ao desenvolvimento tecnológico e ao aumento da competitividade da indústria brasileira. Atualmente, conta com duas novas instalações de ponta: a unidade Barra, localizada na Avenida Luís Carlos Prestes, 230, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), e a unidade Parque, localizada na Rua Fernando de Souza Barros, 120, na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

O prédio da unidade Barra possui 16 mil m2 de área construída, uma moderna infraestrutura física e tecnológica, e abriga toda a operação da Faculdade SENAI CETIQT e o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Têxtil e de Confecção. Nos últimos cinco anos, a Faculdade formou 604 estudantes em cursos de graduação e outras 906 pessoas nos programas de pós-graduação. A nova instalação é parte de um conjunto robusto de iniciativas que permite a ampliação e o aperfeiçoamento dos serviços prestados aos alunos e às empresas dos setores industriais com os quais o CETIQT atua. 

As dependências da unidade Parquecontam com um prédio de cinco andares, sendo quatro inteiramente destinados à infraestrutura laboratorial e plantas-piloto das diferentes plataformas tecnológicas em que compõem o Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras: biotecnologia, transformação química, engenharia de processos químicos e bioquímicos e fibras. Desde a sua criação, em 2016, o instituto já atendeu mais de 37 empresas e realizou cerca de 55 projetos de inovação para diferentes segmentos da indústria de transformação, como química, óleo e gás, cosméticos, papel e celulose, têxtil, saúde, entre outros. 

O Instituto  de Tecnologia Têxtil e de Confecção e o Instituto de Inovação em Biossintéticos  e Fibras integram a maior rede de pesquisa aplicada da América Latina. Construída pelo SENAI para promover o desenvolvimento do setor industrial e da economia brasileira, essa rede é composta por 60 institutos de tecnologia e 26 institutos de inovação, que têm sido importantes aliados dos empresários.  O ISI do SENAI CETIQT, por exemplo, desenvolve soluções sob medida para melhorar a qualidade e a produtividade de seus clientes. Entre os muitos serviços oferecidos, está a avaliação, em laboratórios de alta precisão, das características técnicas dos tecidos, o que contribui, de forma decisiva, para elevar a qualidade do produto nacional e para a inserção das indústrias no concorrido mercado internacional.     

 

Novos materiais

Além de todo esse contexto de inovação, o SENAI CETIQT também desenvolve, a partir de modernas tecnologias, materiais que aumentam a funcionalidade e o desempenho de fardas e calçados para as Forças Armadas, uma iniciativa que ajuda a estimular a demanda do setor têxtil. A partir dessas ações, foi o primeiro instituto de tecnologia da rede SENAI credenciado pelo governo federal como Empresa de Defesa. O certificado, que atesta a importância da instituição para garantir condições adequadas ao trabalho das Forças Armadas, permitindo o acesso a modelos especiais de contratação e de subsídios da União.   

Outra iniciativa do CETIQT que merece destaque é a concepção e a implementação da primeira planta piloto de confecções da indústria 4.0 das Américas, apresentada em 2017, no Rio de Janeiro, durante o Congresso da Federação Internacional de Vestuário, o mais relevante evento de moda do mundo.  

Essas e outras ações têm o reforço, na instalação da unidade Barra, do Fashion Design Hub, uma área que integra, neste endereço, empresas do setor de confecção, como os grandes magazines, profissionais e estudantes em que utilizam o Centro para fazer contatos e desenvolver redes de fornecedores e atividades de pesquisa de tendências, criação colaborativa, prototipagem 3D, fabricação digital e confecção sustentável, visando ao atendimento das necessidades da indústria da moda brasileira.  

E ainda vale destacar que o trabalho do SENAI CETIQT vai ao encontro dos objetivos do Congresso Internacional Abit, do qual a instituição é parceira estratégica. Neste ano, o congresso acontece nos dias 3 e 4 de novembro, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG). A programação dessa edição está repleta de palestras e debates importantes sobre tecnologia, inovação, sustentabilidade, inteligência competitiva e tudo que deve impactar o setor têxtil e de confecção no presente e no futuro.

 

Sobre o Congresso Internacional Abit

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Reúne, anualmente, mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2022, o evento retorna ao formato físico e acontece entre os dias 3 e 4 de novembro no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), paralelo ao Minas Trend.