8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Pandemia acelera lançamentos sustentáveis da The LYCRA Company

14/10/2021

Desde 2008, a The LYCRA Company, produtora de soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais, vem intensificando suas ações ambientais. A empresa é patrocinadora do Congresso Internacional Abit, conferência que irá abordar em um de seus painéis a temática alinhada aos seus valores: as práticas de desenvolvimento sustentável na agenda global de moda. 

E se há 13 anos a empresa implementou o Planet Agenda, reforçando o compromisso nos processos operacionais e na produção, com a pandemia a LYCRA acelerou ainda mais esse processo. “O lançamento do fio LYCRA® Ecomade, o primeiro fio da empresa fabricado com 20% de material reciclado pré-consumo, foi um sucesso global e já está disponível ao consumidor brasileiro”, conta Adriana Morasco, vice-presidente para a América do Sul da The LYCRA Company sobre as novidades. 

A empresa anunciou uma série de iniciativas nos últimos meses, incluindo as de economia circular. Com isso, lançou os seus primeiros fios feitos 100% de resíduos têxteis. Os fios sustentáveis COOLMAX® EcoMade e THERMOLITE® EcoMade resultam de uma colaboração estratégica com a ITOCHU Corporation, uma empresa japonesa de comércio e desenvolvimento de negócios internacionais.

Os novos fios passam a associar os seus atributos principais de desempenho de resfriamento e aquecimento, respectivamente, à sustentabilidade, em busca de uma necessidade crítica da indústria têxtil global. Estes são os primeiros de uma série de inovações em que a empresa está trabalhando com base na reciclagem de têxteis e vestuário.  É um processo único de despolimerização e refino que é usado para converter os resíduos têxteis, que consistem em sobras da produção de fabricantes de roupas, em fibras com propriedades comparáveis ao poliéster virgem.

Mais iniciativas

A empresa também apostou no Fashion Hub, canal de inovação aberta que conecta grandes companhias e startups no desenvolvimento de projetos de impacto positivo. O projeto busca soluções para os complexos problemas da cadeia têxtil. Criado em 2020, ele surgiu da união das empresas 221 Consultoria, TS Studio e Neo Ventures.

O primeiro ciclo foi realizado em 2020 e contou com a apresentação de quatro desafios. A demanda da The LYCRA Company consistia em encontrar novos destinos para os resíduos da produção de forma sustentável e rentável. Nessa primeira rodada, a startup Aterra inovou com a criação de uma plataforma de gestão e destinação de resíduos recicláveis. A segunda rodada começou em 24 de maio deste ano e, desta vez, o desafio proposto é “como reduzir o consumo de água nas operações?”.

De acordo com Adriana, a empresa já conseguiu diminuir o uso de água nos últimos anos: “mas confiamos que é possível mais. Por isso, acreditamos que a inovação pode ser aliada para a redução do consumo de recursos naturais. Apostar na inovação está no nosso DNA e ser cada dia mais sustentável é o nosso desafio”, declara 

Sobre o Congresso Internacional Abit 

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Normalmente, reúne mais de 300 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Porém, no ano passado, realizou uma bem sucedida versão online. Em 2021, acontece nos dias 27 e 28 de outubro de maneira digital. A programação já está fechada e as inscrições disponíveis por tempo limitado. 


TAGS: Congressoabit moda WGSN textil congresso de moda congresso textil