8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Lojas Renner, patrocinadora do Congresso Internacional Abit, investe em tecnologia 3D para aperfeiçoar processo de modelagem

15/10/2021

Para aperfeiçoar seu processo de modelagem, a Lojas Renner S.A. tem investido em inovação e tecnologia 3D para desenvolver manequins físicos projetados a partir do escaneamento de corpos reais. O objetivo é entregar aos clientes peças mais ergonômicas e fiéis ao biotipo dos brasileiros e brasileiras. A empresa é patrocinadora do Congresso Internacional Abit, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, e chega em seus últimos dias de inscrições. 

O desenvolvimento do manequins é fruto de uma parceria entre a varejista e a MYM, empresa pioneira na reprodução de manequins de corpos reais, através do escaneamento 3D. A iniciativa já está em fase de testes com um piloto projetado para a Ashua Curve & Plus Size, marca companhia. 

A partir do uso exaustivo pelo time interno e fornecedores, e dos ajustes realizados, serão fabricados, de maneira inédita, outros 14 padrões de manequins físicos, todos projetados a partir do escaneamento corporal digital e com variações de tamanhos que vão do infantil até o plus size. Neste primeiro momento, a iniciativa irá contribuir para uma modelagem mais assertiva das marcas Renner, contemplando todas as linhas de produtos, do infantil ao adulto, feminino e masculino, e Ashua. 

Para produzir um manequim que representa a cópia fiel de um corpo humano, foi necessário utilizar corpos reais como modelos. A partir daí, a tecnologia fez a sua parte: por meio de sensores de infravermelho foi possível capturar a topografia do corpo (escaneamento corporal), gerar um arquivo virtual e, com software de design gráfico, criar um manequim 3D, cujas medidas foram ajustadas de acordo com a tabela de tamanhos que a Renner já utiliza e que está em consonância com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).  

“Estamos numa jornada contínua para aperfeiçoar nossos processos e desenvolver uma moda inclusiva. Embora já tivéssemos a padronização de tamanhos, percebemos que poderíamos ser mais assertivos oferecendo uma modelagem mais adequada ao perfil dos nossos clientes. Nesse sentido, usamos a moda digital para valorizar ainda mais a diversidade, sendo a primeira companhia brasileira a investir em tecnologia 3D e na criação de manequins físicos mais reais”, afirma Fernanda Feijó, diretora de estilo da Lojas Renner S.A. Segundo Fernanda, este processo de digitalização de corpos também possibilita a criação de “avatares”, ou manequins digitais, que podem ser utilizados para a criação de roupas no ambiente virtual. 

A iniciativa integra o conjunto de ações que a Companhia vem desenvolvendo dentro do seu processo de transformação digital que, desde 2020, ganhou ainda mais tração. Ao longo do último ano, várias ações avançaram substancialmente e se materializaram com foco no aprimoramento da experiência de compra dos clientes e na evolução do ecossistema de moda e lifestyle da Lojas Renner S.A.

Congresso Internacional Abit 

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Normalmente, reúne mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Porém, no ano passado, realizou uma bem sucedida versão online. Em 2021, acontece nos dias 27 e 28 de outubro de maneira digital. As inscrições se encerram no próximo dia 20 de outubro.

 


TAGS: Congressoabit moda WGSN textil congresso de moda congresso textil