8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Indústria têxtil é propulsora da economia de Minas Gerais e do Brasil

25/10/2022

No Brasil e em Minas Gerais, a indústria têxtil é uma das forças propulsoras do setor produtivo. E por esse e outros motivos, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) é uma das parceiras estratégicas do Congresso Internacional Abit 2022, que acontece nos dias 3 e 4 de novembro, em paralelo ao Minas Trend, em Belo Horizonte (MG).

Em todo o país, mais de 30 mil unidades industriais se dedicam à confecção da moda, traduzida em artigos de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, entre outros itens. Minas Gerais abriga cerca de 13% de todas as unidades fabris do segmento no território nacional, com o equivalente a 4 mil desses empreendimentos, apontam dados levantados pela FIEMG junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A importância do setor é tamanha para o estado que, até julho deste ano, dos mais de 77 mil postos de trabalho mantidos pela indústria têxtil no país, 10,27% eram ofertados em Minas Gerais, de onde se lançam para o mundo marcas expressivas de fabricação de produtos têxteis, de confecção de artigos de vestuário e acessórios, de preparação de produção de artigos em couro. No acumulado da Balança Nacional deste ano, o estado se destaca com 5,7% das exportações nacionais de produtos da cadeia da moda, em valores que se aproximam dos USD 147 milhões. 

Em plena pandemia de Covid-19, em meados de 2021, o Brasil se manteve como referência mundial em design de vários segmentos de moda. E a indústria têxtil nacional preservou o posto de segunda maior empregadora da indústria de transformação, ficando atrás apenas para alimentos e bebidas. “Estamos prontos para a retomada da economia, com força para empregar, progredir, crescer e ajudar o Brasil a retomar a sua força", afirmou, à época, o presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malhas no Estado de Minas Gerais (Sindimalhas), Aroldo Teodoro Campos.

 

Inovação e tecnologia

Para preservar toda essa pujança, o setor permaneceu ávido por inovações. Nanotecnologia, robótica, confecção 4.0, minifábricas, impressões 3D e biotecnologia estão entre os investimentos presentes nessa cadeia produtiva, garantindo a ela o destaque internacional que vem conquistando e fortalecendo ao longo dos anos. E a sétima edição do Congresso Internacional Abit debate também esses temas essenciais.

“É um espetáculo o que a indústria têxtil fez para a economia mundial. Por mais de 150 anos, com o seu desenvolvimento, o setor levou progresso e renda à Europa. Chegou ao Brasil em 1854 e, em Minas Gerais, em 1876, marcando o começo da nossa industrialização”, informa Campos. 

O empresário destaca que a história de Minas Gerais se mistura com a do setor têxtil. "Vocês já pensaram que grande parte das cidades mineiras surgiu ao redor de uma fábrica de tecido? Isso é muito relevante para a história de Minas Gerais e para o desenvolvimento do estado", considera. Hoje, o Brasil e Minas Gerais são referências mundiais em design de vários segmentos de moda, com um setor têxtil que compreende processos produtivos diversos e sólidos

 

Minas Trend e Abit levam a moda mineira ao mundo

O maior salão de negócios da moda na América Latina, o Minas Trend completará 15 anos de história tendo como palco, entre 2 e 4 de novembro, o Minascentro, em Belo Horizonte. Neste clima de comemoração, a programação do evento inclui o Congresso Internacional da Abit 2022. E, pela primeira vez, o Minas Trend abre um espaço no Salão de Negócios totalmente dedicado aos segmentos de lingerie, beachwear e sleepwear. Afinal, Minas Gerais é o segundo maior estado em número de empresas de moda íntima, atrás apenas do Rio de Janeiro. 

O ambiente comporta entre 10 a 15 expositores. FIEMG Competitiva e Sebrae darão apoio à participação das marcas mineiras no projeto, atuando em conjunto para atrair, preparar e capacitar as empresas para participação no Minas Trend. Na capacitação serão abordados também temas que impactam o desenvolvimento das empresas, como ESG e digitalização.

Toda essa ação foi idealizada pela Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, presidida por Mariângela Miranda Marcon. "Conhecemos as transformações que o mercado tem trazido para o setor da moda e, consequentemente, para o Minas Trend. Essas mudanças fazem com que seja estratégico trazer outros segmentos para a feira, aumentando o leque de produtos, das opções de venda e das oportunidades de negócios", pondera Marcon.

“A participação do segmento de moda íntima e moda praia no Minas Trend vai aumentar a diversificação de expositores, valorizar os polos de produção existentes no estado, potencializar as micro e pequenas empresas e atender às demandas dos compradores”, defende Viviane Assunção, analista de projetos para a indústria do IEL. 

Para celebrar os 15 anos de realização do Minas Trend, a edição de novembro está sendo estruturada para levar a espaços emblemáticos de Belo Horizonte, como o P7 Criativo, na Praça Sete; e o SESI Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, programações culturais e palestras. “São 15 anos de contribuição para o setor, o que representa uma disposição para se reinventar, se modificar e se transformar, se consolidando como o maior salão de negócios de moda da América Latina”, reforça Franciely Marcela Martins, gerente de Projetos de Negócios do IEL.

 

Sobre o Congresso Internacional Abit

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Reúne, anualmente, mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2022, o evento retorna ao formato físico e acontece entre os dias 3 e 4 de novembro no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), paralelo ao Minas Trend.