Finep amplia crédito para setor têxtil e de confecção
07/11/2025
Com demanda em alta para créditos junto à Finep, setor Têxtil e de Confecção encontra na Agência de Fomento a oportunidade de consolidar negócios, especialmente aqueles voltados à inovação
O diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos, participou do painel sobre Políticas Públicas e Produtividade Nacional durante o Congresso Internacional Abit 2025, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, na Fiesp, em São Paulo. O executivo destacouque a instituição tem se consolidado como importante fonte de crédito para empresas do setor têxtil e de confecção. Questionado sobre as vantagens de buscar financiamento da Finep em um cenário de juros elevados, Ramos observa que os benefícios incluem prazos mais longos, carência compatível com o tempo de execução dos projetos e taxas mais acessíveis, baseadas na TR, com a possibilidade de participação de 100% do financiamento sem contrapartida.
Elias Ramos
“Selo de inovação”
Elias Ramos frisa que outro importante diferencial é o chamado “selo de inovação”. “Como o financiamento é destinado apenas aos investimentos que agreguem tecnologia ou inovação, a empresa que capta tal recurso se diferencia das demais”, comenta. Ele lembra que este reconhecimento facilita a obtenção de crédito, como também contribui para posicionar a companhia como mais competitiva no mercado.
Participação no Congresso Abit 2025
Ao comentar a presença da Finep no Congresso Internacional Abit 2025, Ramos aponta a importância do evento para aproximar a instituição do setor têxtil. “O financiamento da Finep, com prazos extensos e taxas baixas, pode viabilizar os investimentos necessários para que as empresas elevem seus níveis de produtividade e consigam se manter competitivas”, diz, lembrando que a temática do congresso, “Produtividade como catalisador do conhecimento”, dialoga diretamente com os objetivos da agência.
Fortalecimento de parcerias
O diretor assinala que a participação no congresso amplia a divulgação das linhas de fomento e fortalece parcerias. Ele cita como exemplos destadivulgação a participação em “lives”, de Comitês temáticos da Abit e de eventos como o Seminário de Competitividade Senai, além daorientaçãoàs empresas sobre como buscar apoio da Finep para seus projetos.
Crescimento da demanda
Ramos observa que a demanda por crédito no setor têxtil e de confecção segue muito elevada. Segundo ele, apenas em 2025, até outubro, a Finep já contratou 150% a mais do que no mesmo período do ano passado, e a expectativa é de que o valor total contratualizado aumente ainda mais até o fim do ano. “Isto mostra que as empresas estão cada vez mais interessadas em investir em inovação e produtividade”, conclui.