Ex-aluno do SENAI CETIQT transforma conceito de roupa sob medida com tecnologia 3D
15/06/2021

Sai a fita métrica e entra o escaneamento corporal digital. A tecnologia que promete abolir os tamanhos “padrão”e customizar as medidas é de Cairê Moreira Rosário, ex-aluno do Centro de Tecnologia Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI CETIQT).
A instituição é parceira estratégica da edição de 2021 do Congresso Internacional Abit, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro. A conferência digital debate a “Transformação no sistema global de moda”.
A proposta de Cairê também conversa com os painéis do evento, que neste ano abordam temas como “Design, tecnologias e pessoas como diretrizes de projeto” e a “Indústria 4.0 no setor têxtil e de confecção: avanços e perspectivas”.
A tecnologia criada pelo ex-aluno vai além da customização de tamanhos, e também dá ao consumidor a chance de comprar de acordo com seu estilo. A ideia é proporcionar a liberdade de criação e expressão ao consumidor, sem a imposição de padrões. Em outras palavras: a tão sonhada democratização da moda.
O conceito veio da conhecida demanda por exclusividade e customização das novas gerações. “Junto dessas duas informações passei a oferecer para os meus clientes opções, e eles falavam que era impossível, não tinha como”, explica Cairê. Foi então que o ex-aluno do SENAI CETIQT utilizou a animação 3D para atender a essa demanda. “A tecnologia e a inovação me ajudaram a mudar o conceito de fabricação de roupas”, completa.
A indústria 4.0 na prática
A plataforma de digitalização Ateliê 4.0. é fruto de cinco anos de estudos e possui sensores que produzem uma réplica digital do corpo do cliente. Nela, o escaneamento com design tridimensional é a base para modelagem e corte das peças.
“Para tirar as medidas, no lugar da fita métrica eu usava um scanner 3D, por meio do qual eu digitalizava o corpo do cliente e desenvolvia a roupa no computador. A técnica da indústria 4.0, me ajudou a tirar o projeto do papel e monetizar”, ressalta.
Além da plataforma, o empreendedor também fundou a Genys, pioneira no Brasil no uso de influenciadores virtuais. Para reduzir custos com modelos e fotógrafos, Cairê criou a primeira modelo digital influencer brasileira, Mia. As inovações colocaram o ex-aluno do SENAI CETIQT entre os destaques da lista Under 30 de 2020. A publicação da revista Forbes elenca empreendedores jovens para ficar de olho.
Preparando-se com o SENAI CETIQT
A formação acadêmica e a busca por cursos e especializações fizeram parte da caminhada de Cairê. Para conseguir atender a essa demanda, ele cursou costura e modelagem no SENAC. O próximo passo da vida acadêmica do empreendedor foi o curso de Especialização Master In Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0, da Faculdade SENAI CETIQT.
“O MBI proporcionou todo o conhecimento para conseguir tirar meu projeto do papel, além de me dar relevância dentro do mercado. Eu não saí do SENAI CETIQT apenas com conhecimento e estrutura, saí como um profissional respeitado com muitos contatos, parceiros e clientes”, afirma.
Segundo o ex-aluno, o projeto é multidisciplinar e não se prende a um nível de conhecimento, proporcionando uma verdadeira imersão em diversos campos da tecnologia.
Sobre o MBI em Confecção 4.0 do SENAI CETIQT
O Master in Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0 é uma pós-graduação destinada a profissionais, gestores e tomadores de decisão que buscam uma atualização sobre as transformações que estão ocorrendo na Indústria Têxtil e de Confecção, desde o uso de tecnologia até gestão de pessoas.
O SENAI CETIQT foi pioneiro ao planejar e construir uma planta de confecção que adota conceitos da Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada. A planta utiliza diversos componentes tecnológicos e serve de inspiração para as indústrias nacionais na busca pela inovação e competitividade. A planta, lançada em 2017, utiliza processos como a personalização em massa, realidade virtual e estoque zero.
Saiba mais sobre o curso aqui.
Sobre o Congresso Internacional Abit
O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Normalmente, reúne mais de 300 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Porém, no ano passado, realizou uma bem sucedida versão online. Em 2021, acontece nos dias 27 e 28 de outubro de maneira digital e em breve estará com as inscrições abertas.
Fonte: divulgação/Agência CNI de Notícias
TAGS: Congresso abit; moda; têxtil; congresso de moda; congresso têxtil; indústria 4.0; indústria brasileira