8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Em entrevista, Sagee Aran, head global da NILIT, fala sobre as novas demandas do mercado por sustentabilidade

25/10/2021

 

“O primeiro passo para o desenvolvimento sustentável da indústria têxtil é assumir a responsabilidade por nosso impacto no meio ambiente e trabalharmos juntos para enfrentar nossos desafios de maneira eficaz”. A frase é de Sagee Aran, head global de marketing da NILIT / SENSIL, e palestrante do painel três do Congresso Internacional Abit: “Práticas de desenvolvimento sustentável na agenda global de moda”.

 

Durante entrevista exclusiva para o time do Congresso Internacional Abit, Sagee falou sobre as práticas da NILIT, líder global na produção de poliamida 6.6, produto também manufaturado na sua fábrica localizada em Americana - SP, e suas impressões sobre a indústria brasileira. De acordo com o head de marketing da empresa fundada há mais de 50 anos, em Israel, a consciência do consumidor e os limites regulatórios do impacto ambiental estão crescendo exponencialmente. Confira a conversa na íntegra:

 

Quais são as expectativas de participação no painel sobre práticas de desenvolvimento sustentável na agenda global da moda? 

Apoiar o movimento da nossa indústria em direção à uma atuação mais responsável e sustentável requer a participação e colaboração de toda a Cadeia de Valor. Estou entusiasmado com o engajamento de um público global no Congresso para compartilhar e colaborar com parceiros que desejam se juntar à NILIT e somar esforços para significativa e rapidamente melhorar a pegada ambiental da indústria de moda global.  

 

Na sua opinião, quais são as práticas que toda empresa deve realizar para uma produção minimamente sustentável?

Sustentabilidade começa dentro das empresas. Na NILIT, começamos o árduo trabalho de solidificar nossas metas de sustentabilidade, aprimorar e alinhar nossas operações com as mais altas expectativas de uma produção responsável. Além disso, desenvolvemos rapidamente novas fibras de poliamida 6.6 premium sob nossa marca SENSIL® para endereçar especificamente os desafios de sustentabilidade que a indústria têxtil precisa solucionar, oferecendo um amplo portfolio de soluções para tecelagens, marcas e varejo.

 

O tema do evento deste ano é a transição no sistema global de moda. Na sua opinião essa transição passa pelo desenvolvimento sustentável?

A transição começa pelas práticas de manufatura, todos nós precisamos ter uma atuação mais responsável com relação ao que fornecemos e produzimos. O desenvolvimento sustentável é uma obrigação para nossa indústria. Desempenhamos um papel significativo para o meio-ambiente global e o bem-estar da comunidade em todo o mundo. A consciência do consumidor e os limites regulatórios desse impacto estão crescendo exponencialmente e podem em breve sobrecarregar as empresas que não estiverem prontas para a transição. E as empresas precisam começar esse trabalho agora para estarem preparadas.

 

Na sua visão, como a nossa indústria já está nesta transição?

Estamos apenas no começo. Os principais programas e iniciativas são os mesmos de anos atrás. A demanda do consumidor por uma indústria têxtil mais responsável está crescendo com marcas e varejistas e voltando para o início de nossa cadeia de suprimentos global. O primeiro passo para o desenvolvimento sustentável da indústria têxtil é assumir a responsabilidade por nosso impacto no meio ambiente e trabalharmos juntos para enfrentar nossos desafios de maneira eficaz.

 

Sobre o Congresso Internacional Abit 

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Normalmente, reúne mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, também no ano passado, realizou uma bem sucedida versão online. Em 2021, acontece nos dias 27 e 28 de outubro de maneira digital. A programação já está fechada e as inscrições disponíveis até o dia 20 de outubro. 

 


TAGS: Congressoabit moda textil congresso de moda congresso textil nilit sensil