29 E 30 DE OUTUBRO | FIESP | SÃO PAULO-SP

Arquitetura, arte e inovação: um convite à Fiesp, no coração da Paulista

18/07/2025

Um edifício de volumes fortes e formas geométricas marcantes, com fachada revestida com uma original estrutura metálica. Esta proposta arquitetônica robusta convive com o exuberante jardim tropical de Burle Max, bem como com as áreas que exalam cultura e são abertas ao público. Bem-vindo à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, palco do Congresso Internacional Abit 2025.

 

 

Poucos edifícios traduzem com tanta precisão a força da indústria brasileira quanto a sede da Fiesp, na icônica Avenida Paulista. É ali, no número 1313, que pulsa o coração da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo — e será também ali que, nos dias 29 e 30 de outubro, ocorrerá o Congresso Internacional Abit 2025. Palco de debates, reflexões, eventos e grandes decisões, o edifício convida os congressistas a mergulharem em uma história de inovação, criatividade e excelência, que reflete a trajetória da indústria têxtil e de confecção brasileira.

 

Arquitetura, fachada e detalhes com assinatura

Projetado pelo arquiteto Rino Levi, com paisagismo de Roberto Burle Marx e painéis artísticos do ceramista Francisco Brennand, o prédio da Fiesp foi inaugurado em 1979 e desde então se tornou um ícone da paisagem paulistana. Sua fachada piramidal em concreto aparente chama atenção não apenas pela forma arrojada, mas pelo simbolismo: um marco da modernidade industrial. O jardim de Burle Marx, no acesso ao subsolo, é um respiro de cor e forma no meio do concreto, enquanto os mosaicos cerâmicos de Brennand pontuam a edificação com delicadeza artística.

O edifício da Fiesp tem 16 andares acima do térreo, além de quatro subsolos usados para estacionamento e infraestrutura, totalizando 19 pavimentos principais quando se considera apenas os níveis utilizados para escritório e uso funcional.

 

Palco de importantes decisões

Dentro da construção, decisões estratégicas que impactam toda a cadeia produtiva paulista são tomadas. O edifício abriga, além da Fiesp, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o Sesi e o Senai, sindicatos industriais e departamentos que atuam em áreas como competitividade, meio ambiente, tecnologia, capacitação e relações internacionais. É um verdadeiro centro nervoso do setor produtivo, onde se articulam políticas e soluções para o avanço da indústria nacional.

 

Espaço para a cultura e contemplação

Mas o prédio da Fiesp não vive apenas de decisões econômicas. Seu teatro, com programação gratuita e de qualidade, é um dos mais democráticos da cidade. O térreo e o pavimento intermediário, além do teatro, abrigam a galeria, a biblioteca e o centro cultural, remodelados por Paulo Mendes da Rocha em 1998. É um convite aos que passam para fazer uma pausa, tomar um café, refletir — ou simplesmente admirar a arquitetura do edifício. Um ponto de encontro entre a arte, o cidadão e a indústria.

Durante o Congresso Abit 2025, a sede da Fiesp abre suas portas para debater o futuro da moda e da indústria têxtil sob a perspectiva da produtividade. Será momento para apresentar aos visitantes um ambiente onde o presente e o futuro caminham lado a lado. Aproveite sua participação para conhecer esse ícone paulistano — e descobrir como inovação, arte e história se entrelaçam nos bastidores da produtividade.