Márcia Costa: “As empresas precisam entender o importante papel educador que exercem na sociedade e em seu processo produtivo”
14/10/2019
A visão da vice-presidente de Gente&Gestão da C&A Brasil aponta um caminho interessante para as empresas em relação aos desafios atuais e futuros das indústrias têxtil e de confecção. Confira a entrevista completa abaixo.
O tema do Congresso é: "Fim das fronteiras: da criação ao consumo”. Como você vê o processo de maior integração entre a produção sustentável e o consumidor, no Brasil e no mundo?
O tema desta edição não poderia ser mais atual. Cada vez mais, observamos que as fronteiras entre as empresas e seus clientes estão menores. Atualmente, os consumidores estão mais conectados, exigentes, interessados em entender a origem dos produtos que compram e em conhecer as iniciativas sustentáveis e de responsabilidade social das companhias. Na C&A, entendemos que a nossa imagem e reputação devem refletir o que acreditamos e o que praticamos diariamente. Essa relação de transparência é o alicerce que sustenta a conexão entre o cliente e a nossa marca.
Como as empresas devem trabalhar a questão da exigência, por parte dos consumidores, de uma produção ambientalmente sustentável ao mesmo tempo em que acompanham o ritmo mundial, sem perder a competitividade?
Neste contexto, a C&A deu passos importantes nos últimos anos. Além da divulgação pública de nossa lista de fornecedores e da publicação anual de nosso Relatório Global de Sustentabilidade, lançamos, em 2018, o movimento #VistaAMudança, nosso conceito global de comunicação para a sustentabilidade. Por meio desse movimento, convidamos nossos clientes a se juntarem a nós na busca por uma moda com impacto positivo.
Partindo de uma perspectiva integrada, como as empresas brasileiras devem encarar a sustentabilidade no futuro? Quais desafios as empresas podem esperar?
Acreditamos que, para ser uma empresa mais sustentável, precisamos orientar a nossa estratégia de negócios visando contribuir para o desenvolvimento do planeta, da sociedade e de toda a nossa rede, desde o algodão usado nos produtos até a melhor forma de descarte As empresas precisam entender o importante papel educador que exercem na sociedade e em seu processo produtivo. Na C&A, a sustentabilidade faz parte da nossa cultura, dos nossos valores e da nossa forma de fazer negócio, impactando nossos funcionários, fornecedores e clientes. Atualmente, cerca de 60% dos produtos de algodão da C&A Brasil são de origem mais sustentável, aqueles cultivados de acordo com padrões da Better Cotton Initiative (BCI) e/ou de cultivo orgânico, com certificado na origem. Até 2020, queremos que 100% dos nossos produtos sejam de algodão mais sustentável. Também temos como meta reduzir em 30% o consumo de água em nossas matérias-primas e 10%, em nossas operações até 2025. Em 2018, a C&A economizou, globalmente, 1 bilhão de m³ de água, o equivalente a 400 mil piscinas olímpicas.
Como uma empresa consegue mudar suas práticas em todos os elos de produção? É necessário inserir uma nova cultura corporativa? Qual é a importância do marketing nessa mudança?
Sim, é necessário inserir uma nova cultura corporativa. Este trabalho integrado é essencial para garantirmos as boas práticas junto aos nossos fornecedores, parceiros e funcionários. Para isso, contamos com uma Plataforma Global de Sustentabilidade, que norteia as ações e metas da companhia relacionadas à sustentabilidade em todos os países onde a C&A está presente, incluindo o Brasil. Atualmente, nossas iniciativas de sustentabilidade estão estruturadas em três pilares de atuação: produtos sustentáveis, rede de fornecimento sustentável e vidas sustentáveis, com metas alinhadas ao nosso negócio, que vão até 2020. Essas ações estão de acordo com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco, principalmente, em: igualdade de gênero; água potável e saneamento; trabalho decente e crescimento econômico; consumo e produção responsáveis; e ação contra a mudança global do clima.
Qual é a importância de discutirmos sustentabilidade, pensando também no descarte?
Quando pensamos em sustentabilidade, precisamos olhar para todas as etapas de produção – da matéria-prima ao produto final –, incluindo, o descarte correto das roupas que os nossos clientes não querem mais, por exemplo. Uma das iniciativas realizadas pela C&A para fazer uma moda com impacto positivo é o Movimento ReCiclo, que oferece aos nossos clientes uma alternativa para o descarte de roupas usadas em urnas disponibilizadas em 84 lojas físicas da C&A em todo o Brasil. Desde a implementação, em setembro de 2017, o Movimento ReCiclo arrecadou mais de 15 mil peças de roupas, dessas cerca de 70% estavam em boas condições e foram destinadas para reuso, e o restante foi enviado para reciclagem.
Sobre o painel
O painel “Sustentabilidade 360, da criação ao consumo/descarte”, acontece no dia 22 de outubro, às 15h30 e conta coma presença de Márcia Costa, vice-presidente de Gente&Gestão da C&A Brasil, Beatriz Luz, fundadora da Exchange 4 Change e de Taise Beduschi, gerente de Sustentabilidade e Qualidade da Malwee.