8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Impressão digital revoluciona processos e produtos do setor têxtil

14/10/2019

FuturePrint

 

O estudo “O Futuro da Impressão Digital Têxtil para 2023”, desenvolvido pela consultoria Smithers Pira, mostra que o volume de impressão nesse mercado passou de 548 milhões de metros quadrados, em 2013, para 1,16 bilhão de metros quadrados, em 2018. A pesquisa aponta ainda que, em 2023, a quantidade de impressão em tecido deve dobrar em relação à produção atual e o faturamento do segmento pode chegar a US$ 3,75 bilhões.

De acordo com Yeda Monteiro, show manager da FuturePrint – feira que reúne fabricantes de produtos de impressão digital para os setores de serigrafia, sign e têxtil - esse cenário de crescimento deve-se a uma série de fatores, e o principal deles é a inovação dos sistemas, que permitem às companhias têxteis darem um salto em qualidade, redução de desperdício e agilidade.

“Estudos indicam que o avanço das tecnologias associadas à estamparia têxtil, direta e indiretamente digital, aumentam os ganhos e opções de tipos de impressão à disposição das empresas do setor, tornando as produções mais eficientes, rápidas e limpas”, completa Yeda.

A show manager da FuturePrint também destaca que os custos dos equipamentos e tintas vêm se tornando cada vez mais atrativos e acessíveis, permitindo que pequenas e médias empresas migrem para a tecnologia digital.

Ambiente de experimentações


As iniciativas propostas pela feira FuturePrint contribuem para as constantes transformações e melhorias do setor têxtil. “A feira conecta o setor a modernas tecnologias de impressão que permitem a diversidade de criação nas coleções, a personificação das peças, o atendimento exclusivo e online, além de atributos ligados ao meio ambiente”, destaca Yeda.

Os fabricantes de tecnologia ou grandes distribuidores da indústria têxtil são maioria entre os expositores do evento, que conta com o Circuito de Impressão Digital Têxtil, espaço organizado em sete estações: definição da identidade da empresa e estudo de mercado; design e criação; desenho técnico e prova virtual; prototipagem e teste de aceitação de mercado; preparação dos processos e da linha de produção; produção e, por fim, acabamento.

O evento também realiza um fórum de discussão com painéis técnicos para apresentação de casos de sucesso, atualização de informações de mercado, custos de equipamentos e instalação, de acordo com cada tecnologia de impressão, entre outros temas.

Mais soluções


Diversos exemplos de tecnologias que aceleram processos produtivos no setor têxtil serão apresentados no painel "Da expectativa de demanda ao sob demanda", do Congresso Internacional da Abit 2019. A Conferência acontece nos dias 22 e 23 de outubro, em Belo Horizonte (MG), paralelamente ao Minas Trend.