8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Empresa integra tecnologia, comportamento e sustentabilidade na produção de fibras

22/10/2019

Nilit

 

Um dos painéis do Congresso Internacional Abit 2019 abordou o tema "A transformação através dos materiais" e esse é um caminho trilhado por muitas empresas que fazem parte de importantes etapas produtivas das indústrias têxtil e de confecção.

De acordo com Fabianne Pacini, head de marketing América Latina da NILIT – empresa de origem israelense, que é reconhecida mundialmente pela produção de poliamida – um novo comportamento de compra dos consumidores está gerando mudanças significativas em toda a cadeia de produção do mercado têxtil, do fio ao varejista.

“Hoje, busca-se mais a valorização do processo e a essência de uma marca, que apresenta peças de qualidade superior com performance e durabilidade a peças sazonais, que duram poucos meses”, analisa Fabianne.

Ao longo de 50 anos de história e com presença no Brasil, a NILIT se consolida no mercado por acompanhar e seguir atenta a essas mudanças. “Buscamos superar as expectativas dos consumidores, cada vez mais exigentes. Nossos produtos agregam funcionalidade, design, qualidade e alta performance”, complementa.


Inovação fio a fio
Segundo Paulo De Biagi, gerente geral América Latina da NILIT, o portfólio de produtos da empresa é desenvolvido com bases sustentáveis. “A poliamida 6.6 EcoCare, produzida a partir de resíduos industriais, é um exemplo nesse sentido. Ela possui certificado de fibra reciclada pré-consumo pelo Scientific Certification Systems (SCS), e reduz em 55% o consumo de energia e de água no ciclo produtivo”, exemplifica Paulo.

A NILIT também produz uma linha chamada “World of Colors”, composta de fios com polímeros desenvolvidos para tingir de maneira diferenciada, garantindo redução no consumo de água e de corantes durante o processo produtivo. O fio “Black”, também merece destaque, por se tratar de um produto que elimina a necessidade do tingimento, já que se trata de um fio naturalmente preto.

A NILIT ainda criou uma nova marca para a sua poliamida premium: a Sensil®. Feita de Nylon 6.6, ela traz mais resistência e, ao mesmo tempo, leveza; além de conforto e durabilidade aos tecidos.

Ainda de acordo com Paulo, a forma como a empresa pensa seus serviços tem impactos em diversas áreas. A companhia examina seus produtos e instalações industriais, conduzindo avaliações completas de ciclo de vida ou Life Cycle Assessments (LCA).

“Garantimos que nossas políticas e procedimentos tenham, por princípio, o cuidado com os funcionários e as comunidades nas quais operamos, protegendo, ao mesmo tempo, o planeta e as pessoas que o habitam”, finaliza.


Sobre a Conferência
O Congresso Internacional da Abit 2019 aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro, em Belo Horizonte (MG), paralelamente ao Minas Trend.