8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Em entrevista Marcel Imaizumi, da Vicunha Têxtil, fala sobre a mudança do mindset do setor rumo à produção sustentável

12/06/2019

O primeiro dia de atividades do Congresso Internacional Abit — que terá como tema “Fim das fronteiras: da criação ao consumo” e será realizado em Belo Horizonte, nos dias 22 e 23 de outubro, simultâneo ao Minas Trend — recebe especialistas para falar de um assunto que não sai da pauta do setor há anos: a sustentabilidade. O painel “Sustentabilidade 360, da criação ao consumo/descarte” da convenção realizada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) já tem palestrantes confirmados: a vice-presidente de gente e gestão da C&A, Marcia Costa, e o diretor de omnichannel marketing e consumer experience da Adidas Brasil, Diogo Guimarães.

E para começar a debater essa temática, que durante o evento será abordada por meio de uma perspectiva do design 360, o site do Congresso Internacional Abit entrevistou Marcel Imaizumi, diretor executivo de operações e planejamento estratégico da Vicunha Têxtil, empresa engajada na implantação de mudanças e inovações na área ambiental e uma das patrocinadoras do Congresso.

Para Marcel, nos últimos 15 anos o mundo da moda foi marcado por um grande aumento do consumo de fast-fashion e o crescimento exacerbado de algumas regiões muito pobres do planeta. Ele acredita que as mudanças que o setor têxtil deve fazer para alcançar uma produção mais responsável no âmbito ambiental precisam acontecer em todos os elos da cadeia.

O diretor cita como exemplo a própria Vicunha, que inseriu uma nova cultura corporativa para mudar o mindset de todos os colaboradores envolvidos na cadeia de produção. “A organização precisa decidir ser sustentável e a partir desse princípio buscar o bem do ser humano, inclusive e principalmente dos funcionários e colaboradores que trabalham com ela”, explica. E acrescenta: “fazer o bem é ser justo, seguir todas as leis em vigor no Brasil, dar a capacitação técnica para a pessoa crescer e, se for possível, fazer a diferença na vida dos colaboradores”.

Segundo Marcel, para que haja uma transformação nas práticas, primeiro é necessário mudar os padrões antigos e agir da maneira que você acredita que é a mais correta e responsável. “Acima de tudo precisamos estar cientes de que vamos ter que competir com todos que não têm o mesmo compromisso com a sustentabilidade”, diz.

Ele comenta ainda que se o objetivo do empresário brasileiro for ter uma cadeia produtiva mais sustentável, ecologicamente e socialmente correta ele ganha de lavada de lugar do mundo. “Basta termos a paciência de unir todos os elos e, ao mesmo tempo, achar o mercado consumidor correto”, conta Marcel.

Outra questão levantada por Marcel é o desafio de conseguir apresentar ao consumidor o valor agregado do produto concebido e produzido de maneira responsável, inclusive na hora do descarte: “precisamos encontrar a forma correta de comunicar com os novos consumidores do futuro e nesse quesito as empresas têm um papel fundamental no esclarecimento e na desmistificação de processos”, finaliza.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Inscreva-se e assista ao painel 3 do Congresso Internacional Abit.

E para conferir a programação completa clique aqui


TAGS: Vicunha, sustentabilidade, painel 3,