8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Congresso Abit 2018 - Palestra de Abertura: sua empresa está preparada?

17/10/2018

Em um mundo com 97% das pessoas conectadas à internet, 914 milhões de usuários de redes sociais e 429 milhões de viajantes internacionais, as relações mercadológicas e pessoais estão em mudança. Com essas informações relevantes, a sócia da consultoria McKinsey & Company, Ana Karina Dias, foi responsável pela palestra de abertura do Congresso Abit 2018, nesta quarta-feira (17), na capital paulista.

O tema “Dogmas em risco: O futuro da força de trabalho em um ambiente de rápida mudança” foi abordado pela especialista que trouxe os resultados das pesquisas realizadas pela McKinsey. De acordo com a amostragem, se toda tecnologia existente for automatizada, a ação impactaria em $ 14,6 trilhões os salários e até 5% de profissões deixariam de existir. “Neste meio consideraremos que desde operadores de máquinas de costura até designers de moda podem ser automatizados, esses últimos com menor possibilidade”, afirma.

Ana Karina Dias responde às questões do público mediadas por José Roberto Mendonça de Barros 

Outro ponto abordado por Ana girou em torno do perfil dos trabalhadores. “Existe um mito, por exemplo, sobre os Baby Boomers não serem adaptáveis. Mas na realidade, muitos deles estão no mercado para complementar a renda e querem flexibilidade para atuar”, desmistifica.

O estudo ainda detectou o crescimento da Gig Economy – economia baseada em curtos ciclos de trabalho, utilizada principalmente por pequenas companhias. “Sabemos que até 2020, cerca de 40% dos colaboradores atuará desta forma, como freelancers ou intermitentemente”, alerta.

Dentro do cenário brasileiro, o levantamento aponta que as organizações terão de desenvolver ao menos 45% as novas habilidades para qualificar as pessoas até 2030. “A indústria tem uma contribuição muito importante aqui. Que bom que contamos com esse tema discutido aqui no evento da Abit”, elogiou.

Ela ainda conclui: “O impacto dessas mudanças é grande, porém virá em velocidades diferentes. Não acontecerá do dia para a noite. Porém é cada vez mais importante a nossa habilidade emocional e de lidar com as pessoas.”

 

VEJA A ENTREVISTA REALIZADA COM A PALESTRANTE DIRETAMENTE DO NOSSO ESTÚDIO NO CONGRESSO ABIT 2018:

 *Crédito de imagem: Ricardo Keuchgerian


TAGS: Congresso Abit 2018, Ana Karina Dias, palestra abertura, Mckinsey